26/02/2009

Água
Simbolismo


Nossas sensações agradáveis não são mais que diversas maneira de fluir internamente os movimentos da Água Primordial que em nós habita. As águas abissais são o subconsciente, o gelo é o estancamento em seu mais alto grau. Cada forma de água é uma faceta simbólica.

Na China é o caos primordial que contém a totalidade das manifestações. É simbolo da sabedoria: a água é livre e sem nós. A principal metáfora do taoísmo é a água, que se adapta e é tão flexível como o sábio: quando encontra uma abertura, se arremessa; quando chega a uma superfície, desliza; e sempre vai com perfeita e feliz naturalidade andando pela vida.

No Tibet, é símbolo do compromisso nas iniciações.

Na Gênese, é onde se encontra o sopro de Deus, e continuando com a Bíblia, é onde a rocha de Moisés brota como fonte de água viva. Ao lado de Cristo, como símbolo de vida eterna e purificação, que pelo batismo cria o homem novo. Mas também é símbolo de morte: seu desenrolar desordenado traz catástrofes e castigos: o Dilúvio, o fechamento do Mar Vermelho, etc. As águas calmas são criação, e as agitadas, destruição.

No panteão nahuatl (México) da américa pré-colombiana, seu simbolismo é também dual: as verticais, representadas pelo deus da chuva, Tlaloc, estão em relação com o fogo, criando entre os dois o reflexo ígneo das águas, que se denomina "a água queimada". Tlaloc está vinculado às paixões e à vitalidade. Está relacionado a Chalchiliutlicúe, deusa das águas horizontais, que sobe aos céus e desce fecundada pelo Sol para fertilizar a Terra. Em seu nome celebrava-se uma cerimônia de batismo, na qual o bebê era purificado pelas águas desta deusa virgem.

No Egito é essa mesma fonte de vida e fertilidade, projetada na Terra pelo rio Nilo. O rio que era considerado uma dádiva, reflexo do Nilo celestial, a Via Láctea.

Na Babilônia, como anteriormente no Súmer, é Oceano Primordial do qual se desprendem Apsu, a água doce, princípio masculino e fértil, e Tiamat, o princípio feminino das águas salgadas e caóticas, que ao ser fecundada por esse rio de águas doces, originam os Primeiros nascidos.

Na Grécia é a que fala: da fonte de Castália, em Delfos, emanava a água que inspirava e purificava Pitia.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário